quinta-feira, 28 de maio de 2015

O Adeus, às fraldas

Começamos a semana passada...por brincadeira, mas já com a ideia de que esta semana seria a decisiva. Combinamos com o colégio, que já estava numa fase de teste (mais avançada) e esperemos que depois de um fim-de-semana dividido entre bacio e casa-de-banho...consigamos chegar ao objectivo.

Já não me lembro da L acordar com a fralda molhada...desde Setembro diria eu. Automaticamente pensámos que seria um indicador para começar o desfralde, mas o pediatra avisou-nos que poderíamos estar a ser precipitados e decidimos adiar o feito para este Verão. Em casa temos tido experiências várias...o bacio já é presença obrigatória na sala, mas ainda assim prefere a casa de banho.

Esta semana tem sido de altos e baixos, até à data 2ªf foi o dia verdadeiramente bom...pediu para ir à casa de banho o tempo todo, e fez tudo como uma menina bem comportada, chegou a casa com a roupa com que tinha ido de manhã (um Orgulho), mas foi uma excepção...
-Terça-feira e três mudas de roupa trocadas e em casa a loucura, ora na sala, na cozinha e no fim lá conseguimos na casa de banho
-Quarta-feira na Escola não correu assim tão mal...e em casa 5* um xixi na casa de banho.

Partilho em breve novos episódios desta novela.
Por enquanto algumas dicas que podem ser preciosas para esta fase:
Esquema de recompensa:
-Após uma ida bem sucedida ao bacio ou casa-de-banho, celebrar e mostrar contentamento, para motivar a repetição e aumentar a auto-confiança.

-À noite e em deslocações de carro (no inicio), é permitido a cueca fralda, tudo para evitar surpresas desagradáveis, mas ocultando este facto à criança para ela pensar que ainda está de cuequinhas. Esta fralda cueca é boa também para habituar a criança à rotina de ir à casa-de-banho.

- Sempre que a roupa tiver seca, sem xixi´s indesejáveis, elogie a criança e a situação para a criança se aperceber que está no bom caminho.

Esquema entretenimento (confesso que já experimentei todos):
- Cantar, contar história, levar livros, o ipad, ligar a televisão enquanto está no bacio para distracção da tarefa. O cantar foi o que até agora surtiu mais efeito.

- Há quem diga que abrir as torneiras, estimula a criança através do barulho da água...(vamos ver se resulta...)


Evitar sempre:
- grandes raspanetes ou desilusão quando a criança tem um deslize e não chega a tempo, a L diz muitas vez "ohhh não!", apercebendo-se que fez algo que não deveria....

- a obrigação de manter a criança no bacio/casa de banho por grandes períodos de tempo e contra-vontade não resulta. E tem o efeito contrário provocando maior aversão à casa de banho. A repetição da pergunta "queres ir fazer xixi?", tem sido uma verdadeira constante..juro que tento evitar, e ela já me olha com aquela cara, de "outra vez?", mas é mais forte do que eu na tentativa de a ajudar.


Regra de Ouro: Quando a criança abandonar a fralda, abolir de vez a fralda. Nunca mais deve voltar a colocá-la! 
Adoro especialmente a dica que tenho lido em alguns sites:
..."se após ter tentado tudo, a criança continuar a resistir ao bacio, consulte um pediatra"!





segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tão bom....

Quando chega o fim-de-semana a Leonor só não quer é estar em casa. É do verbo "ir", e quer vá passear ao jardim, à praia, ou à festa de uma amiguinha/o...quer é andar na rua a absorver tudo o que mexe. 

Este fim-de-semana tivemos a festa antecipada do Dia da Criança, muitos meninos/as, muitas guloseimas, música, pinturas faciais e insufláveis....ainda assim quando nestes ambiente o barulho é alto, ou existem sons estridentes a L fica petrificada, e aninha-se nas nossas pernas, até ganhar confiança para se "enturmar" no ambiente. Desta vez não foi excepção e demorou até ficar à vontade. Os insufláveis desta vez ficaram para um segundo plano e ganharam os jogos, os balões e os desenhos para colorir.
Depois da festa e já com um lince ibérico da Science for You como novo peluche preferido, fomos passear a Lisboa. O final da tarde estava fantástico, muito agradável que convidava à tão desejada visita ao topo do arco da Rua Augusta.

Pelas ruas de Lisboa a L ia fazendo as delícias dos turistas, a distribuir sorrisos atrás das pombas que cruzavam o seu caminho, e a enumerar tudo o que via pela rua. Mesmo por baixo do arco encontrámos uma fanfarra, para gáudio da L que começou logo a dar um passinho de dança.

Depois da subida ao arco e de ouvir os suspiros vitoriosos da L que tinha conseguido fazer soar o sino (lá percebeu como funcionava ;), retomámos ao Terreiro do Paço. Ficou espantada com os tuk-tuk e escolheu o "cor-de-rosa" para uma visita à cidade, ADOROU! Hoje de manhã, dizia "Mamã, vamos andar de TukTuk?"

Parecia uma princesa, eufórica pelo passeio...

Lisboa é Linda...maravilhosa e fantástica para passear com crianças. Vimos muitos turistas e todos a apreciar o melhor da nossa cidade, e a deliciarem-se com gelados e iguarias maravilhosa. Dá gosto viver aqui!







segunda-feira, 18 de maio de 2015

O 1ªrelógio

O bom tempo chegou...finalmente boas noticias! E com ele começam as idas à praia, os dias mais compridos para aproveitar em convívio com os amigos e filhos de amigos e ainda os piqueniques de Verão para a criançada se divertir da melhor maneira.

No inicio de Maio, tivemos umas mini férias, que não correram assim tão bem...a L apanhou um vírus e entre febre altas acabámos por interromper a semana de Sol em Porto Covo com os amigos.
Regressámos mais cedo e esperámos que a febre acalmasse, para podermos ainda usufruir de uns dias de Sol. Ainda assim conseguimos aproveitar a viagem até Tróia e avistar uns Golfinhos. Esperemos aproveitar em Junho em pleno, talvez no Alentejo...onde gostamos tanto de estar.

Apesar destes pequenos sustos a L não pára de nos surpreender. O seu vocabulário enriquece de dia para dia, e parece que o desafio é dizer as palavras mais complicadas possíveis. Divertimo-nos com as conclusões que tira e com as palavras que inventa. Ficou tão traumatizada com os dias que teve doente que agora chama aos supositórios "remédicos"....

De resto elabora pequenas frases como se já fosse uma crescida e raramente desiste quando não consegue pronunciar à 1ª determinada palavra.
Identifica as cores, sendo que a "manela"(amarela) é a sua preferida. Começou finalmente a gostar de fazer pequenos puzzles e de identificar algumas formas geométricas e já conta até 19 (aqui a tarefa de subir e descer degraus ajudou bastante). Vamos iniciar o "desfraldamento" agora que chegou o bom tempo. Já temos o "penico da Minnie" e agora vamos investir num redutor...porque a "Leonor quer ser como os crescidos!". 

Vamos finalmente tirar a prova dos 9 uma vez que raramente acorda com a fralda molhada...Vai ser uma aventura mas esperemos que em Setembro esta missão esteja totalmente concluída, para iniciarmos uma outra...a chucha!

Este Sábado, e depois de muita insistência da L que teimava em brincar com os relógios do papá e meus...cedi e comprei-lhe o seu primeiro relógio. A sua reacção foi a mais expressiva a qualquer prenda que tivesse recebido anteriormente....ficou tão feliz e eufórica que mostrou a todas as pessoas que se cruzaram connosco nos instantes a seguir. E continuou até mostrar ao avó, tio, tia....ficou tão contente que cantarolava "tic tac, tic tac, tic tac", enquanto esticava o pulso toda orgulhosa. 


Relógio Zippy (até a embalagem é gira!)

 Macacão Patuska, Alpergatas Chicco


 

Tanguinha - Tapa-Fraldas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Um dia no Mercado

As fotos valem o que valem...mas ontem consegui fazer umas compras bem simpáticas.
Este é um dos mercados que continuo a gostar muito de visitar. Para ver as novidades e para dar uma vista de olhos aquilo que têm para as mães e para os quartos.
Desta vez perdi a cabeça na Patuska e Castelos nas Nuvens...mas já fiquei de olho nuns fatos de banho e acessórios para mim que de certeza vou visitar novamente.


 Patuska

Castelos nas Nuvens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...