quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cucu, quem está aí?!

Ontem foi a última vez que tirei fotografias...vou ficar com saudades, mas neste momento isto aqui dentro começa a ser claustrofobico e exige muita flexibilidade da minha parte para ficar bem na fotografia! Sim ontem tinha à frente da minha cara não só uma mão (como tem sido meu costume), mas também um pé...uma verdadeira contorcionista é o que esta vossa sobrinha é!!

Neste momento sou meio metro de gente que já não anda à volta do umbigo da minha mãe, estou numa posição desconfortável, desafiando as leis da gravidade e ajudada pela àgua que me rodeia. Tenho o peso de 2,500 gramas, ou seja já passei de um pacote de Açucar para 2 pacotes e meio...e deverei chegar aos 3kg, mantendo a média de 30gr por dia, 200gr por semana! Segundo palavras do médico vou ser esguia e comprida, o que facilita o parto para a mãe!

Falando na mãe, a saúde dela está óptima, e agora só tem de se prevenir de gripes e andar....andar muito para depois conseguir que aquele buraquinho lá no fundo se abra o suficiente para eu poder espreitar o mundo aí fora!
As contrações começam a aparecer mas ainda são poucas para me empurrarem o suficiente para baixo, digo-vos que isto não é nada confortável...nem para mim nem para a mãe porque quando me tento esticar sinto que também causo alguma dor.

Falando agora do calendário das festas...a partir da próxima semana o meu nascimento está iminente e pode ser a qualquer altura! Entramos no período em que só estou cá dentro para ganhar algum peso e para que sejam afinados alguns detalhes....
No dia 11 a mãe vai fazer a primeira visita ao CTG, para ver como estão as coisas aqui dentro, depois a visita final fica marcada para dia 20...e aí bem...aí pode ser que eu finalmente venha cá para fora!

Caso tal não aconteça lá teremos que esperar pelo dia 24 que é a altura em que terminam as 40 semanas. Claro que tudo isto são cenários, nunca se sabe se me antecipo um bocadinho a todas estas datas e vá dar o ar da minha graça!!

Os pais estão a finalizar o quarto, à procura dos cortinados ideais. Este domingo vão fazer finalmente a sessão fotográfica...e depois vão ficar à espera de mim!! O pai está algo impaciente e passa a vida a refilar e a perguntar se está quase....mas não é o único, sinto que está todo um mundo novo à minha espera e ansioso para me conhecer!

Beijinhos Leonor

domingo, 24 de fevereiro de 2013

36 semanas....está quase!

Ontem os pais foram ao Hospital...não não fui eu que preguei um susto aos pais, nem foi a mae que se sentiu mal disposta...os pais foram visitar o local onde eu irei nascer!

Estas modernices, parece que é proveitoso conhecer o hospital antes do "grande dia"! Deve ser para o pai nao ficar nervoso e controlar melhor a situacao, sabendo onde deixar a mãe e o que fazer.

Foi uma enfermeira simpática que apresentou a sala onde a mãe irá passar algumas horas antes de eu nascer, mas sempre com a companhia do pai. Consegui perceber que nao irei sair de ao pé dos pais quando nascer...pq mesmo ao lado da cama da mae estará tudo pronto para me pesar e para prestar os primeiros socorros...até pq dps vou finalmente experimentar o leite da mamã e ver ao que sabe!

O pai vai poder estar ao lado da mãe se tudo correr como o previsto, ou seja se for parto normal e se eu encaixar ali em baixo, não sei se vou conseguir, parece que vou ter de fazer uma grande ginástica para o conseguir, mas terei de tentar porque sei que será melhor para mim e para a mãe !

Os pais estão em pulgas para me conhecerem! Sei que falam mais comigo, que dizem mais o meu nome, que passam alvum tempo no meu quarto e que estão a ultimar todos os preparativos para a minha chegada. A mãe começa a ter um bocadinho de medo, a pensar em tudo o que deve e não deve fazer mas eu sei que lá no fundo ela está mortinha para me conhecer e vai portar-se bem!

Esta semana vou tirar as ultimas fotos pq. a partir de agora os pais só vão poder ouvir me e ver se estou pronta para nascer e conhecer-vos a todos!!

Beijinhos Leonor

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os direitos das grávidas

Este é um assunto do qual já me apetecia falar à imenso tempo...mas a verdade é que como a minha barriguinha demorou a aparecer fui adiando este assunto uma e outra semana, até que hoje tive uma série de exemplos que me lembraram da importância deste tema.

Nos primeiros meses fui uma infeliz...quero com isto dizer que ninguém me ligava nenhuma e por mais que tentasse empoleirar a barriga nada de proeminente aparecia e por isso não tinha direito nem ao lugar no Metro, nem lugar nas caixas prioritárias e exclusivas (confesso que às vezes me colocava nas caixas vizinhas às caixas prioritárias e ouvia com cada reclamação das pessoas que eram "corridas" destas caixas que só isso era suficiente para me dissuadir destes confrontos "directos").

Adiante, finalmente a partir dos 5 meses a barriguinha começou a crescer (e agora não pára), e pensei é agora que as pessoas vão passar a reparar em mim olhar..nada disso! Viva a má educação, o fingir que estão ora a dormir ou com a cabeça virada para o lado oposto, ou então o célebre " ai desculpe que não me dei conta"! 

Passei pela fase de pedir gentilmente às pessoas que me cedessem os lugares destinados a grávidas no Metro/Comboio, porque nem esses as pessoas cediam...até à fase de hoje em que fui tirar analises e que quando olho para o local das senhas me apercebo que tenho prioridade sobre as 10 pessoas que se encontram à minha frente e que vou finalmente reclamar o meu direito por reunir duas condições: ser uma grávida de termo ( já só falta 1 mês) e por ter uma baixa de alto risco. Claro que o coro de olhares e comentários dos velhotes não se fez esperar. 


Tenho lá eu culpa de ter uma barriga redondinha e não parecer que estou no final...hein? E onde é que ficou a boa educação/ os valores destas pessoas?! 

Bem sei que gravidez não é doença e não é por esse motivo que tento passar à frente de todos, no entanto acredito que as pessoas deixaram de ser civilizadas e se esqueceram de principios civicos para a vivência em comunidade.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Baby Shower da L

Este Sábado foi um dia muito especial...e cheio de surpresas boas!

Quando descobri que estava grávida queria espalhar aos 7 ventos, mas a prudência impediu-me...quando cheguei aos 3 meses comecei a pensar na forma mais original de dar a noticia ás amigas próximas. Depois de dada a noticia encarreguei um trio de amigas de uma árdua tarefa, organizarem o Baby Shower...ou se preferirem o chá de bebé! Sempre atenta a estas modernices sempre pensei que quando fosse a minha vez de estar grávida queria celebrá-lo junto das amigas e familiares que me são mais próximas e que semanalmente me acompanhavam nestas aventuras da maternidade.

Assim sendo as eleitas foram as tias de longa data que sempre estiveram perto de mim, ora nos bons e maus momentos, ora nas saídas à noite, ora nos cafés de fim-de-semana...em suma aquelas que conheço à quase uma vida e com quem partilho tudo e mais alguma coisa. A Tia Marta, a Tia Cátia e a Tia Inês (Cátia como vês tudo tias com T maiúsculo!!!).

O evento foi todo organizado por elas apenas tive a tarefa de lhes dar alguns contactos e responder a algumas perguntas que me foram colocando, de resto tudo seria surpresa...e foi...uma Grande Surpresa! Depois de me tirarem de casa às 14h, só me permitiram voltar às 16h com a promessa que não iriam deitar a casa a baixo. O pai S foi expulso, bem como todos os elementos masculinos, afinal a festa seria só para o mulherio.

Ás 16h quando pude finalmente voltar a casa, posso vos dizer que fui surpreendida ainda no corredor, quando cheirava a bolos. Depois foi a surpresa geral e não consegui tirar o sorriso parvo da cara durante toda a tarde! As tinhas empenharam-se de tal forma que foram logo contratadas para tratar do 1ºaniversário da Leonor.

Foi tudo visto ao pormenor, desde a decoração, até à mesa dos doces e o bolo das fraldas. Como se não bastasse ainda pediram às restantes tias para participarem e enviarem as fotos de bebé delas para que eu tentasse adivinhar de quem se tratava.

Fiquei muito surpreendida com os dotes culinários destas tias magnificas, e com toda a organização, porque no final da festa a casa ficou praticamente como a tinha deixado, até parecia que por magia tinham aparecido uns duendes que tinham limpo tudo e arrumado tudo.

Obrigada amigas tias, que fizeram deste dia um dia muito especial para mim e para a Leonor!!!!!





segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

E o quartinho já chegou!!!


Finalmente o quartinho começa a ganhar forma... Primeiro foram os carregamentos de fraldas aproveitando todas as promoções e afins. As feiras dos bebés nesta altura do ano calharam mesmo bem e além das toalhitas abastecemos a "despensa" com tudo o que achamos que iremos precisar para a vinda da L!

Além disso recebemos finalmente a mobilia e agora é só pensar nos pormenores como o candeeiro, os cortinados e afins. Como o pai diz a casa parece já não estar tão vazia e estamos muito orgulhosos por tudo aquilo que estamos a preparar minunciosamente para a tua vinda!
A cadeira para a mãe passar umas noites acordada

A comoda ficou mesmo como queriamos!

A caminha para quando começares a crescer


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

....e depois do descanso...

....vem os resultados tão esperados.

Agora já sinto a mãe mais feliz e descansada, talvez agora já a deixe dormir como deve de ser e sem preocupações extra. Hoje voltei a tirar umas fotos, rápidas é verdade, mas tranquilizantes. 
Estamos nas 33 semanas e 2 dias e já peso 1950gr quase quase 2kg! O que quase 2 semanas conseguem fazer. Se assim continuar no final das 40 semanas irei pesar 3kg, o que já é uma estimativa bastante confortável para o médico, porque a mãe ficou a saber que na primeira semana os bebés podem perder até 10% do seu peso, daí que seja importante eu nascer forte e pronta para tudo.

Já tenho 46cm o que também é uma estimativa boa, e assim sendo pode ser que a receita do descanso tenha mesmo dado resultado e por esse motivo o médico quer que esta situação se mantenha até ao meu nascimento. A mãe terá de repousar, de fazer poucos esforços e não andar com um ritmo muito apressado...hum não sei se ela vai conseguir, logo agora que estamos na recta final!

Por falar em recta final a minha mobilia chega já esta sexta-feira e os pais estão super curiosos para ver o resultado final...o meu pai entretanto já pintou o meu quartinho, com umas riscas cor-de-rosa, que segundo a mãe a cor se chama algodão doce e segundo palavras dela "dá vontade de se comer".

Tenho pena que nas primeiras semana só consiga ver 30cm à frente do meu nariz, o que significa que só irei ver as caras das minhas tias, pais e avós e pouco mais...

Entretanto a sessão de fotos dos pais também já está marcada e claro que também quero ver como vai ficar o produto final...apesar de ter uma parede à minha frente, acho que vai ser difícil apanharem o meu sorriso, ou os meus olhos semi-abertos.

Ahhhhh já me esquecia, as minhas tias andam muito dedicadas e o meu chá de bebé também já está marcado...estou cheia de curiosidade para ver as surpresas que elas organizaram para a minha mãe!!

Beijinhos Leonor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...