A L completou 15 meses esta sexta-feira e por isso foi dia de consulta no pediatra.
Até agora eram só sorrisos rasgados e olhares marotos para o pediatra, e ele também ficava deliciado começando todas as consultas com "ah esta é das que não chora!!".
Depois foi percebendo que quando passam os 12 meses os bebés começam a conscientalizarem-se que determinado local é associado a determinada "tarefa", neste caso o amor foi à primeira vista e manteve-se até esta última consulta.
O problema foi que neste dia em particular a L estava particularmente rabujenta e apesar dos sorrisos iniciais foi fazendo cara feia com o decorrer da consulta. Conclusão...quando saímos do consultório andámos 100metros de carro e a L vomitou o lanche da tarde. Coitadinha nunca a tinha sentido tão aflita, e como é uma "nojentinha" quando tem as mãos sujas...foi o desespero total! Usei centenas de toalhitas para tentar que ela ficasse mais confortável e depois foi um banho completo, desmontar da cadeira e esperar que ela melhorasse, para poder alimentar-se. Mas não...continuaram os vómitos permanentes, e apenas água morna era o que conseguia ter no estômago por meros minutos.
Começou assim o nosso fim-de-semana, com o diagnóstico de uma possível gastroenterite, e um vírus pronto para afectar o resto da família.
Cuidados a ter nestas situações:
- Desidratação é o mal mais comum deste vírus, por isso convém oferecer muita água, de preferência em pequenas quantidades (numa colher) e se possível açucarada ou morna;
- Optar por bolachas com um pouco de dose se o bebé/criança conseguir tolerar a água no estômago;
- Os chás para bebés também são fantásticos, sempre dados de forma doseada e ligeiramente açucarados.
Sem comentários:
Enviar um comentário