quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia da Mãe...


O ano passado celebrei o meu 1º dia da Mãe no estatuto de Mãe ;)
Recebi do pai bilhetes para irmos fazer o nosso primeiro programa a dois depois do nascimento da L (tinha ela 1 mês e pouco). Passei o dia todo com ela, fomos passear e ao final dia fomos deixá-la aos avós que adoraram a ideia de poder ficar mais tempo com a neta.
Nos fomos a um concerto nos Jardins de Belém, ver os XX, uma banda que é muito especial para nós e que ainda não tinhamos tido a oportunidade de ver juntos. Foi bom, foi mesmo muito bom..

Este ano não temos nada combinado, vamos ver o que surge até lá mas queria ir novamente ao FFM no Pátio da Galé fazer umas comprinhas. Fomos ao primeiro e até nos divertimos num programinha com outro casal.

Para quem ainda não têm ideias aqui vão as minhas sugestões:


1.Bikini Mermaid 2.Capa para Tlm MaryDoll 3.Sessão Fotográfica Ties  4.Fio Vintage Affair 5.Bolsa Plastificada Atelier da Tufi  6.Paez Mãe a combinar com o filho

terça-feira, 29 de abril de 2014

...agora pode tudo!

Até aos 4 meses a L apenas conheceu o leite...primeiro o materno, depois o artificial. A verdade é que nunca foi uma bebé muito gorda, só tinha bochechas, mas a partir do momento em que começou a ser uma comilona o meu leite deixou de ser o suficiente e tivémos que recorrer ao NAN Confort. A partir do 3 mês a L insuflou com o leite artificial e no final de Julho começamos a introduzir as sopas e a fruta. 


Sendo mãe pela primeira vez tenho a teoria que quando estamos confortáveis com a rotina diária, queremos a todo o custo passar para a etapa seguinte, e assim foi com a sopa. Andava tão ansiosa que já tinha todo um kit de colheres sem bpa´s, pratos ergonómicos e babetes plastificados de toda a forma e feitio. Na cozinha tinha a aliada perfeita a Bimby!!! Foi uma das aquisições pouco tempo depois de estar grávida, porque em jeito de brincadeira, insistia no provérbio por mim inventado "Bébe vem com Bimby".

Com a ansiedade desta nova etapa fiquei desgostosa quando o pediatra respondeu de forma nin às minhas dúvidas: Quantidade de Sopa? Quantas cenouras para quantas batatas? Que legumes a evitar? Posso juntar abóbora à cenoura? E Alface é permitida???

Na realidade é melhor descomplicar todos estes pequenos dramas e seguirmos um pouco pelo nosso instinto. A base da sopa da L era bem docinha: batata+cenoura+abóbora, depois era seguir o esquema de 4 dias acrescentando sempre um novo legume de preferência ao almoço (para o caso de alguma reacção alérgica) e esperar novamente 4 dias. Começamos pela Alface, Courgetes, Alho Francês, Cebola, Agrião, Batata Doce, Xuxu...e deixámos para o fim os Espinafres. Depois veio a introdução da carne, seguiu-se o peixe e agora finalmente já podemos abusar das leguminosas. 

A primeira colherada foi uma experiência gira porque a L tratava a colher como se de uma tetina se tratasse e só depois de 10 colheradas é que se apercebeu que afinal só tinha de abrir a boca. O sabor distinto do leite, se no inicio lhe causou a sensação de novidade, nas colheres seguintes já parecia ser muito trabalhoso. Não chorou, não comeu tudo, mas não deixou muito também...foi diferente e a partir daí começou uma nova rotina que acabava quase invariavelmente com uma bebé adormecida na cadeira/espreguiçadeira.

Foi também nesta fase que eu e o S descobrimos que eu sou mais paciente (a teoria do S é que um bebé resume duas conchas de sopa a 500 colheres e que isso é muito demorado)  e por isso passaria a ter a tarefa de dar as refeições à L, e ele passaria adormecê-la. Confesso que foi na altura em que fizemos a adaptação da L ao seu quarto e como calculei que seria difícil lhe dei esta responsabilidade...se soubesse que seria tão fácil.....

Os truques segundo a minha experiência são:
  • Ser persistente; 
  • Tentar que a Sopa fique morna, porque Sopa gelada não têm piada nenhuma;
  • Se o bebé não estiver a apreciar a sopa, intercalar a fruta com a sopa; 
  • Não usei para a L, mas há quem diga que quando começam a acumular muita sopa na boca a chupeta ajuda a engolir; 
  • Distrair o bebé com música;
  • Não insistir mais de 30m numa refeição, porque vai desesperar o bebé...nestes casos é melhor fazer uma pausa.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fim-de-semana em grande

Este foi um fim-de-semana em formato XL, e por isso aproveitámos da melhor forma para passear com a L.
Tivémos de tudo, desde jardins até praia...aproveitámos o bom tempo e descobrimos que o vocabulário da princesa está a aumentar. Os sons já os identifica e depois de umas repetições a L já sabe que o Pato faz "quack quack", o Cão "au au", a Galinha "cócorocó"e o Tigre "rhgahuuuuuu".

O Ipad têm ajudado, e inundei-o de aplicações da FisherPrice cheias de músicas, cores e com livros digitais e ainda algumas desenhadas para crianças com os animais da quinta, as cores....ou seja estímulos não lhe faltam.

No feriado fomos até ao Jardim Botânico da Ajuda, tinha lá ido no Mercadito da Carlota e como tinha estado a chover nem tinha visto o espaço como deve de ser...por isso aproveitámos o bom tempo para passear um bocadinho. A L adorou o verde, as copas das árvores, as fontes e as raízes das árvores. Passeámos a acabámos a tarde a devorar um gelado em Belém - NoSoloItália.

Mas a novidade deste fim-de-semana foi a palavra Praia!!! É verdade..."filho de peixe sabe nadar" e como boa peixinha que é, já sabe o que é bom! No Domingo quando chegámos à praia o vento dissuadiu-nos de irmos até ao areal, mas como tínhamos um 2em1 (esplanada com areia) deixámo-nos ficar. Achei uma piada vê-la a apontar para o mar e a dizer "Praia" com todas as silabas ;)







Kit para passeio Jardim
 Bottom and Top Zara
Chapéu H&M


Kit para passeio à praia
 Bottom de Ganga, Tapa-Fraldas
Top, MIM
Chapéu PréNatal
Mochila Imaginarium 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A 1ª Festa


O 1ª aniversário da Leonor foi precisamente há um mês atrás... e apesar de todo o trabalho, foi algo que me deu imenso gozo em planear e organizar. Foi idealizado em Janeiro mas apesar disso as últimas semanas antes do Big Event foram uma correria para aqui e para ali.

A L nasceu no dia 20, dia em que chega a Primvavera e o tema da festa era esta mesma: A Primavera.
Queria que esta primeira festinha fosse perfeita e de preferência homemade! Para isso contei com as tias que tinham organizado o meu babyshower para esta árdua tarefa. As únicas coisas que não fizemos foram o Bolo de Aniversário que estava delicioso e os Cupcakes, aqui agradeço à Milene que foi extraordinária na paciência de idealizar comigo o bolo perfeito com pormenores que para mim não poderiam faltar. 

O bolo tinha de ser simples, mas ao mesmo tempo "romântico", tinha obrigatoriamente que ter o número 1 e o nome da Leonor...queria também fazer uma surpresa aos convidados e por isso tinha camadas com tons diferentes de rosa. O sabor era fantástico, nunca pensei que um bolo de iogurte pudesse fazer tamanho sucesso,

A decoração também foi toda idealizada por nós. As flores de papel foram criação da tia M, e a grinalda com o nome também foi ideia dela. Depois recorri à loja da Lima Limão para os balões, as forminhas dos brigadeiros e a flor em Papel. 

Este mundo das festas é sem dúvida um negócio em crescimento, aliás as lojas com workshops e com elementos decorativos para bolos e afins são uma verdadeira perdição. Aventurei-me a fazer as bolachinhas da manteiga decoradas e os cakepops, abasteci-me na Açucar às Bolinhas  e depois de umas dicas preciosas não poderia ter ficado mais contente.

Bem sei que era 1ºaniversário e que provavelmente a L não se irá recordar de nada deste dia, mas para nós foi uma forma de celebrar junto dos nossos amigos.

Foi tudo perfeito exactamente como tinha idealizado e não poderia ter ficado mais contente com o produto final.











O modelito da L também não foi deixado ao acaso e para uma ocasião especial escolhi os modelos maravilhosos da Tu Chique. Adorei ver a princesa com este cinza!









quarta-feira, 23 de abril de 2014

A Maternidade

A maternidade muda tudo...
Muda a nossa maneira de encarar o mundo, altera as nossas prioridades e torna secundário o que tínhamos com bastião da nossa felicidade!
A maternidade muda mesmo tudo...
A necessidade que temos enquanto mães em pleno século XXI de sermos as mais perfeitas, as mais empenhadas para que as nossas pequenas crias sintam o nosso afecto, esforço e dedicação  às vezes é perturbador, principalmente quando nos apercebemos que não temos capacidades de lhes dedicar todo o tempo do mundo...como deveria ser.

Para mim a licença de maternidade de 5, 6 ou menos meses é uma verdadeira pescadinha de rabo na boca...pelo menos foi assim que a senti. Fiquei o tempo máximo abdicando dos tais 20% que vi reduzidos no meu rendimento e depois mais um mês de férias...tudo "à grande". E em Setembro voltei... 
Na altura em que a L mais interagia...que já fazia gracinhas e já não era um bebé que passava o dia a dormir. Custou horrores! Tinha pesadelos só de pensar nesse dia. Mas despachada como ela é tratou logo de se impor ... 

E o horário reduzido...não dava para praticamente nada! Agora com 1 ano a maior preocupação é desdobrar-nos na tentativa de chegarmos um pouco antes das 19h30! Dói ser a última a ser "recolhida" faz-me pensar no que é que eu estava a pensar quando decidi engravidar sem pesar devidamente todos os prós e contras.

A maternidade ajuda-nos a valorizar ainda mais as pessoas que nos rodeiam, situações...faz-nos adoptar uma rotina de piloto automático que se resume ao banho, sopa, jantar , fralda e cama!
Faz-nos pensar como é que as 24h são tão escassas para tudo o que queremos absorver e aproveitar...quando o tempo passa tão depressa.
Afinal foram à escassos 13 meses atrás que a tinha pela primeira vez nos meus braços.



terça-feira, 22 de abril de 2014

13 Meses...O mês das experiências!

Foi no Domingo de Páscoa que a L completou 13 mesitos. Este foi um ano repleto de novidades e este último mês não foi excepção! 

Noto que ela nos observa com maior interesse como se de aves raras nos tratássemos...e fita-nos nos olhos e nos lábios quando falamos com ela.

Aos poucos quer pronunciar palavras e até o consegue. Eu já sou a "Mamã" e nas alturas em que está irritada ou pede socorro lá pronuncia ela um "Mamãaaaaaaaaaaaaaaaaaa". O S já é o "Papá" e de resto tudo o que se mexe é "Cão". As influências são da Mel a Golden Retrivier dos avós. 
Depois temos o "Pan" aka Panda...que faz as maravilhas da L que já dança ao som das músicas com os Caricas.

Uma vez que estávamos na Páscoa tentámos por diversas vezes dissuadi-la de chamar "Cão" ao coelhinho que comprámos no Mercadito da Carlota. Tentámos...é verdade mas depois de muita repetição ouvimos mesmo um "Coelhoooo" muito sumido.
Estas pequenas...mas grandes descobertas para a L, enchem-nos de orgulho. Vemos que a bebé que tivémos no colo há 12 meses atrás está a crescer e nada nos deixa mais alegres e confiantes que nos portámos bem neste primeiro ano de vida. E que o desafio mais complicado de sempre está por enquanto a correr bem e nesta tarefa de pais até nos estamos a sair bem, apesar das inúmeras dúvidas, inseguranças e até mesmo "discussões" na hora de deitar e de ralhar!

Temos uma menina linda, com o maior sorriso do mundo...insaciável por novas descobertas e sempre disposta a experimentar novas coisas e sensações.

Vou apelidar este mês de novas experiências...apesar de tudo foi o mês da liberdade para provar tudo o proibido, o mês de mudança para uma escolinha nova...em suma o mês das sensações.

Voltei...

O silêncio deve-se a um sem número de factores...e a verdade é que ter uma criança que já corre a casa toda e com a qual não nos podemos distrair nem um minuto acaba por ser uma desculpa fácil...fácil...

Mas um blog é um sitio onde, segundo a minha perspectiva, vimos desanuviar, desabafar, contar as novas descobertas que fizemos e registar os momento marcantes. É assim que eu quero que seja... e assim o será se a minha princesa o deixar!

A L já têm 13 meses e prometi a mim mesma reunir todas as descobertas giras que ela fez neste primeiro ano de vida e registá-las. Há quem diga que uma boa ideia é criar um email para os nossos filhos e quem sabe dependendo do nosso grau de inspiração ou escrever cartas ou apenas fazer um retrato mensal de como têm sido as rotinas e a as suas pequenas descobertas.

Eu cá prefiro o blog...começou com os relatos durante a gravidez e vou tentar prepetuá-lo até quando o conseguir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...